quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como funciona a Dieta da Proteína

A dieta funciona basicamente assim: você diminui a ingestão de carboidrato ao máximo fazendo com que o seu corpo queime todo o carboidrato disponível em sua corrente sanguínea e armazenado em forma de glicogênio, após esta etapa o seu corpo entra em cetose (queimar gordura armazenada para fornecer energia ao organismo). Normalmente o organismo leva 2 dias para entrar em cetose, portanto é normal sentir um pouco de fome nestes dois primeiros dias, quando o organismo entra em cetose a fome diminui drasticamente (PODE ACREDITAR!)
A dieta é composta pelas seguintes fases:

1.INDUÇÃO
"A dieta não deve contar mais de 20 g de carboidratos por dia. No caso da maioria das pessoas, a
indução da cetose/ lipólise pode ser conseguida com esse consumo, que permite, aproximadamente, 3 xícaras de verduras de salada (frouxamente arrumadas, não compactas) ou 2 xícaras de salada comum, mais 2/3 de xícara de verduras cozidas na categoria abaixo de 10% de carboidratos.
Você não está mais numa dieta quantitativa. Por isso mesmo, deve ajustar a quantidade ao apetite.
Quando estiver com fome, coma o volume que o deixe satisfeito, sem se sentir empanzinado.
Está, contudo, em uma dieta qualitativa. Isso significa que se o alimento não está na dieta, não deve absolutamente ingeri-lo. A racionalização "só esse pouquinho não vai fazer mal" é o beijo da morte nesta dieta. Viciados vão descobrir que esta regra constrói rapidamente caráter.
A dieta consistirá de proteínas puras (não muitas delas existentes na natureza, contudo), gorduras puras (isto significa que manteiga, azeite de oliva e maionese são permitidos) e combinações de proteína e gordura (esta é a viga mestra da dieta). Nela não estão alimentos que são proteína-e carboidrato e gordura-e-carboidrato, porque os carboidratos estão fora desta dieta". (fonte: A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins) Esta Fase tem duração 14 dias.
2.  PERDA DE PESO CONTÍNUA – A DIETA BÁSICA DA REDUÇÃO
Nesta fase inicia-se o aumento gradual de ingestão de carboidratos, recomenda-se aumentar 5 gramas de carboidratos ao dia,  deve-se observar a perca de peso durante este período e controlar o carboidrato para não parar o emagrecimento.
"Se ainda tem 15 kg ou mais para perder quando terminar a fase de indução, você certamente não vai se sentir feliz com um grande retardamento do ritmo de perda. No seu caso, eu aconselharia adicionar carboidratos com grande lentidão, ficando durante semanas em cada nível de acréscimo de 5 g." (fonte: A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins)
3. PRÉ-MANUTENÇÃO SUA PREPARAÇÃO PARA A ESBELTEZA PERMANENTE
"De modo geral, aconselho aos meus pacientes que passem gradualmente para a dieta de Manutenção quando restam apenas uns 2,5 kg ou 5 kg para perder. Dependendo de quanto peso perdeu, à medida que avançava para a meta, você talvez precise de duas ou três semanas ou, quem sabe, de um ou dois meses, para passar naturalmente a PPC.
Neste momento, estou lhe dizendo para maneirar ainda mais. Quanto mais tempo para perder aqueles últimos 2,5 kg, melhor. Acho que você deve aumentar o consumo de carboidratos até estar perdendo menos de meio quilo por semana." (fonte: A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins)
4.MANUTENÇÃO - ESBELTA PARA SEMPRE
Na fase de manutenção deve-se continuar a ingerir carboidratos com moderação, pois sabe-se que quem submete-se a dieta possui uma forte tendência para ganhar peso. O Dr. Atkins aconselha a não permitir que se recupere mais do que 2,5 quilos e deve reiniciar a dieta na fase de indução até retomar o peso ideal.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário