terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Benefícios da Soja


Boa Tarde
Como estou na PPC o alimento que introduzi esta semana foi a soja, como não tenho o hábito de utilizar a soja na forma de grãos estou utilizando o suco de soja ou leite de soja. Mas por que a soja? Por conter inúmeros benefícios:
è Protege contra diversos tipos de câncer, entre eles o de mama e o de intestino;
è É um excelente repositor hormonal;
è Melhora os efeitos da endometriose;
è Protege contra o câncer de próstata;
è Por conter fibras ajuda na prisão de ventre;
è Rica em proteína;
è Alguns estudos apontam para a melhora da mobilização de lipídios o que acarretam no combate a obesidade;
è Reduz o colesterol.
Por estes motivos escolhi a soja esta semana pra entrar em minha alimentação. E para quem não encontrar o leite de soja em sua região ou acha muito caro eu aconselho fazer em casa é bem simples e aprendi com minha mãe, pois na época da menopausa ela não podia fazer reposição hormonal então um médico a ensinou a preparar o leite em casa, porque naquela época era bem difícil encontrar o leite pronto nos supermercados.
Então ai vai a receitinha:
Leite de soja Caseiro
Ingredientes:
-1 xícara de soja em grãos;
-2 litros de água mineral ou filtrada.
Preparo:
Deixe a soja de molho por 12 horas, após lave bem se desejar um gosto menos acentuado retire a película que envolve os grãos. Coloque metade dos grãos no liquidificador, coloque uma parte da água e bata bem, peneire e despeje o líquido numa panela grande, retorne os grãos moídos para o liquidificador e acrescente o restante dos grãos, coloque mais água e bata novamente, coe e vá juntando o líquido na panela repita esta operação até utilizar toda a água. Leve o líquido coado na panela para o fogo até ferver (semelhante ao leite de vaca), portanto vigie, pois o leite de soja também sobe e entorna no fogão. Após ferver deixe esfriar na panela mesmo. Depois de frio coloque numa jarra com tampa preferencialmente de vidro e leve a geladeira.
OBS:
O leite dura uma semana na geladeira, porque não contém conservantes;
Para quem não gosta do sabor do leite ao natural, aprendi num programa de televisão a colocar um suquinho em pó sem açúcar ou tipo clight no leite, lembrando de olhar na embalagem a proporção se o suquinho for para um litro de água então você deve acrescentar dois pacotinhos, pois o rendimento é de 2 litros de leite de soja. Eu gosto mais dos sabores: pêssego e uva, mas coloque o sabor que mais te agrada, fica bem parecido com aquela marca famosa.
Tenha uma ótima semana!

4 comentários:

  1. Cecinha

    Boa tarde Jô

    Tudo bem!

    Estou firme na dieta viu, os resultados me motivam a continuar em frente, acredito que o importante é mantermos os pés no chão, não esperar milagres, pois sabemos que não é porai. Como te falei anteriomente iniciei em 20/03/2012 e até o momento eliminei 4,30kg,pode parecer pouco, porém estou radiante com esses resultados, determinada a continuar sem escorregade-las, enquanto puder evitar, vou prosseguir no meu objetivo, amarguei um bocado por ter cedido as tentações na pascoa, Meu objetivo são 10k, você acredita que ja posso entrar na PPC? estou com um medinho rrsrs, vou ser mais ousada, acho que quero eliminar 13kg estou me achando sabia? rsrsrsr
    Bom final de semana querida.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecinha
    desculpe a demora é porque nas sextas eu saio de casa as 6h e só retorno as 23h então não abro o blog.
    Acredito que você já possa entrar na PPC sim, embora eu mesma tenha ficado na indução por um bom período não recomendo a outras pessoas a não ser que após 15 dias de indução ainda falte 15 quilos ou mais pra eliminar, mas como você pretende emagrecer mais 10-12 quilos, acho que já pode entrar na PPC, mas recomendo acrescentar 5 gramas de carboidratos por semana aquele link que postei da sociedade brasileira de diabetes tem uma tabela de alimentos com a quantidade de carboidratos, é muito útil e você poderá baixar ou imprimir para consultar quando achar necessário.
    Ah, não se preocupe se eliminar apenas 500 gramas na semana, lembre-se não engordamos rapidamente. E os últimos 5 quilos a serem eliminados o dr. Atkins recomenda que leve de 2-4 meses para que seu organismo se adapte ao novo metabolismo.
    Fico muito feliz em saber que você também está tendo bons resultados.
    Bom Final de Semana Também!

    ResponderExcluir
  3. oi lindona, amei o post, eu uso muito a soja, ela é maravilhosa mais geralmente uso mais a farinha tem um monte de receitinhas no meu blog feitas com farinha de soja dá uma olhadinha lá. tambem 2 vezes na semana uso o leite de soja, ñ uso mais pq tem muito carbo e pode atrapalhar a dieta em fim. beijosssssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra
    gosto muito de soja principalmente porque ela dá uma saciedade muito grande. Mas a farinha de soja ainda não consumi não, mais uma pra eu procurar. Vou lá no seu blog buscar as receitas sim. Bjs

    ResponderExcluir