segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pausa de 3 dias na dieta da proteína...

Olá Pessoal!

Graças à Deus cheguei aos 14 dias de dieta, ou seja terminei a primeira fase, recebi um comentário que me preocupou bastante vou colocar um trecho aqui pra vocês:

"Jô estou meio perdida! A fase da indução termina pra mim no dia 31, e to super em dúvida do que fazer nos tais 3 dias. No livro (n consigo ler ele todo, vou lendo em pedacinhos) n achei essa resposta. O que comer nesses 3 dias? Tem sites q falam q é pra comer carboidratos normalmente, tipo arroz e feijão...outros falam "dar uma pausa" e fazer os outros 15 dias."

OBS: só coloquei parte do comentário, porque eu o respondi por e-mail e não existe como identificar o autor, ok?

Bom, quando eu resolvi me informar sobre a dieta da proteína, que aliás foi um grande amigo que me disse para tentar, encontrei um monte de informações contraditórias na internet, mas felizmente encontrei um site onde pude baixar o livro do Dr. Atkins e deletei qualquer outra informação que era contrária ao que eu havia lido no livro, então pessoal essa pausa de 3 dias para se entupir de carboidratos não existe na dieta oficial, se alguém desejar fazê-la é por conta própria, esses sites que pregam esta pausa são os mesmos que utilizam a dieta da proteína apenas como método de emagrecimento, isto é após o final do emagrecimento você voltará a comer "normalmente" tudo o que comia antes e consequentemente ENGORDARÁ novamente. Fica ai o alerta, leia o livro para não cair na armadilha!

Mas eu havia começado o post falando sobre o fim dos 14 dias, quando comecei a dieta da proteína em dezembro de 2011 eu fiquei com muito medo de entrar na PPC (2ª fase da dieta), pois achava que iria engordar tudo novamente, mas com a experiência percebi que não é bem assim, então inicio a PPC hoje, tenho a consciência que não eliminarei a mesma quantidade de peso que elimino na indução, contudo como sempre afirmo para vocês, não tenha pressa deixe que o emagrecimento seja consequência de uma mudança de vida, então não sei quanto tempo levarei para chegar ao peso que eu desejo, mas chegarei por consequência de um estilo de vida bem melhor. 

Ah, mudando um pouco de assunto, fui a uma comemoração de aniversário de um grande amigo neste fim de semana, interessante que a experiência nos faz perder o medo dessas festas, como já percebi que não dá pra ficar explicando porque eu não estou comendo, desenvolvi uma tática infalível, rsrsrrs, mas toda preparação começa em casa, jantei antes de sair de casa, é claro, para não ficar com fome durante a festa, então quando começou os comes e bebes, eu peguei um copo de refrigerante e um cachorro quente e fiquei conversando com uns amigos todos comendo e eu conversando com a bomba na mão, rsrsrrs, depois resolvi mudar de grupo e fui conversar com outros amigos e assim fui, sempre que o garçom passava por mim eu já estava servida, rsrsr, ai num determinado momento da festa passei pela minha filha e dei o cachorro quente para ela comer, rsrsrsr, continuei com o refrigerante na mão, na hora do bolo, como era uma comemoração íntima apenas para amigos, o bolo foi servido em pratinho descartável, peguei o meu pedaço e disse que levaria para casa, trouxe para casa e minha filha comeu na manhã seguinte, e o refrigerante? Na saída deixei-o discretamente em uma mesa, rsrrsr.
Me diverti muito, conversei muito, não falei de dieta, não tive que dar explicações, não jaquei e confesso que não passei por nenhuma vontade!

Boa Semana a todos!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Reflexões do período fora da dieta!

Olá Pessoal!

Está de férias é uma maravilha, consigo postar toda semana, responder os comentários de vocês, tudo bem tranquilo! Vocês que me acompanham a algum tempo, sabe que eu fiquei 6 meses fora da dieta da proteína apenas tentando me manter com o peso eliminado, contudo também é de conhecimento de vocês que não consegui manter o peso eliminado e voltei a recuperar parte do peso perdido.

Bom, após todo esse tempo, fiz tentativas frustradas para retornar  a dieta, toda semana eu tentava voltar, fazia no máximo em 2 dias e depois não aguentava e retornava a comer carboidratos novamente, fiquei nesse volta no volta por todo esse tempo, mas graças à Deus, esta semana que passou eu finalmente consegui retornar a dieta, ; D, mas como sempre é claro que refletir sobre tudo isso e retirei minhas próprias conclusões ai vão elas:


  • Não adianta emagrecer com a dieta da proteína e retornar a comer carboidratos;
  • A velocidade que você emagrece é menor que a velocidade que você engordará caso não faça a manutenção;
  • Dieta da proteína, é mudança de vida, é para toda a vida.

Então pessoal, eu resolvi escrever sobre isso, porque fico muito preocupada com alguns comentários que recebo, tais como: "Por quanto tempo, preciso ficar sem comer carboidratos."; "Vou a uma festa e preciso emagrecer 5 quilos.", e outros semelhantes, na maioria das vezes eu tento responder esses comentários sem deixar as pessoas constrangidas, mas o fato é que quem pensa em emagrecer e volta a comer como comia anteriormente, engordará tudo novamente bem rápido, ai vocês podem me perguntar, vamos engordar tudo novamente porque é a dieta da proteína, te respondo NÃO, se engorda novamente porque voltamos a comer alimentos que nos fazem engordar, seja qual for a dieta que fez você emagrecer, ou mudamos nossa maneira de viver ou teremos duas alternativas: 1ª ficaremos gordos por toda a vida; 2ª viveremos no efeito sanfona.

Acredito que eu tenha aprendido a lição, ou utilizo a alimentação low carb como estilo de vida ou ficarei no efeito sanfona, relutei muito porque todos nós somos viciados em carboidratos, mas agora estou mais adaptada e vencer a primeira semana é o desafio, agora estou mais tranquila, sem fome é mais fácil raciocinar, viver de forma low carb é possível!

OBS: encontrei um grande supermercado que vende o farelo de soja, meninas e meninos esse farelo é bem melhor que a fibra de trigo, experimentem!!! 

Cecinha cadê você estou com saudades!!!! 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A mídia e os médicos estão se rendendo: A dieta da Proteína é saudável e dá resultados!!!

Olá Pessoal!

A maioria das pessoas acreditam que a dieta da proteína funciona, mas que faz mal para o nosso organismo, não é saudável, foi construída uma imagem de que a dieta saudável é a que utiliza em sua base os carboidratos e de maneira alguma admite-se que os carboidratos e principalmente os carboidratos refinados estão contribuindo para uma população gorda e doente.

Mas aos poucos a mídia e os médicos vem se rendendo a dieta da proteína, é a dieta que mais peso se elimina, mais do que redução de estômago! Eu tenho uma parente que fez redução de estômago, hoje ela está bem mais magra, mas não alcançou o seu peso ideal, ela está ainda 10 quilos acima de seu peso e não elimina mais peso e já fazem 10 anos que ela operou, portanto seu peso já estabilizou. Temos na mídia um exemplo disso: o Faustão, percebemos que ele emagreceu muito, mas ainda vemos um homem gordo, não sei quanto tempo  ele tem de operado e se o seu peso estabilizou ou se ainda irá emagrecer o fato é que a redução de estômago tem ajudado muitas pessoas a recuperar a saúde e tem ajudado muitos a sair da obesidade, mas muitos de seus adeptos ainda estão no sobrepeso.

Trago hoje para vocês um link da reportagem que a Andrea do blog Atkinianas postou na semana passada se eu não me engano, a reportagem é da revista veja, obrigada Andrea pelo achado e a revista veja por está ajudando a quebrar esse tabu. Vou postar apenas as respostas do médico  Fabiano Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede) que preescreveu a dieta da proteína para a jornalista da revista.


1 - Dietas radicais, como a da proteína, valem mesmo a pena ou estão sempre fadadas ao efeito sanfona?

A dieta com restrição de carboidratos não é uma dieta radical, tendo em vista que o paciente apenas se limita a ingerir um determinado tipo de alimento. Este regime ensina ao paciente como comer, mas não limita as quantidades, levando a uma reeducação alimentar natural, sem perigo de efeito sanfona.

2 - É verdade que a dieta da proteína aumenta o colesterol?

Não. Pelo contrário, hoje os estudos científicos recentes comprovam que a dieta com baixo índice de carboidrato é a que apresenta o efeito mais positivo na melhora do perfil lipídico, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo os triglicerídeos.

3 - Quais são os riscos para o organismo de abolir o carboidrato do cardápio?

Nenhum risco. Valendo ressaltar que a nossa proposta não se baseia em uma retirada completa dos carboidratos. Na fase de manutenção, o indivíduo pode comer todo tipo de carboidrato, devendo escolhe-lo através de uma tabela específica que garante combinações acertadas.

4 - Antes de começar uma dieta, que tipo de exames é importante fazer e por quê?

O paciente deve ser submetido fundamentalmente a um exame clínico completo de sangue, laboratoriais e de imagem. A dieta é um ótimo pretexto para se fazer um check-up.

5 - Existe alguma contraindicação para a dieta da proteína?

A contraindicação é pontual em pacientes que apresentem alguma disfunção renal. Mas isso não quer dizer que o regime, por si só, leva à disfunção renal.

6 - Por quanto tempo posso fazer uma dieta restritiva sem prejudicar a saúde?

Não existe limite de tempo para se fazer este regime, que deve ser realizado sob supervisão médica pelo tempo necessário. Além da perda de peso e da melhora metabólica, estudos recentes mostram evidências de benefícios da dieta da proteína para o tratamento do câncer, da Doença de Alzheimer, Doença Parkinson, AVC, epilepsia, envelhecimento, enxaqueca, autismo, traumatismo craniano e outras desordens neurológicas, corroborando que não há um limite de tempo para ser realizada.

7 - A idade da pessoa influencia de alguma forma o processo?

Cada faixa etária e sexo apresentam sua peculiaridade, o que de fato influenciará positivamente ou negativamente na redução do peso. Por isso, é fundamental que todo paciente passe por uma avaliação médica séria e bem criteriosa antes de iniciar qualquer tratamento. E, como o metabolismo muda com a idade, deve-se avaliar a presença de algumas alterações hormonais como na menopausa, período em que a mulher pode apresentar dificuldade maior para emagrecer.

8 - Em um processo de emagrecimento, a dieta equivale a quantos por cento do resultado?

A dieta sem dúvida é a protagonista no processo de perda de peso, sendo responsável por cerca de 70% dos resultados, dependendo do paciente. Obviamente o exercício é fundamental e ajuda muito, aumentando a taxa metabólica basal, a massa magra e melhorando a auto-estima, fatores essenciais na redução e manutenção do peso.

9 - Alguma dica para combater a fome depois de praticar exercícios?

A fome após o exercício é uma resposta fisiológica do nosso organismo que não deve ser enganada. Pelo contrário, deve ser bem suprida pelos alimentos que são permitidos na dieta. Alguns tipos de carboidratos e proteínas, por exemplo, podem ser ingeridos sem restrição após a atividade física, bem como suplementos protéicos que tenham baixo teor de carboidratos.

10 - Dizem que algumas dietas fazem perder os cabelos e cair as unhas. É importante tomar suplementos vitamínicos para complementar a perda de nutrientes durante o regime?

Essa pergunta denota a importância de uma avaliação e um acompanhamento médico durante qualquer tratamento nutricional, uma vez que o regime bem orientado proporciona por si só todos os nutrientes necessários ao organismo. Perdas de cabelo e unhas fracas durante uma dieta podem ser sinais de cardápio mal orientado.

11 - Terminada a dieta, o que é importante fazer para manter o peso e não ser vítima do efeito sanfona?

A principal fase do tratamento é a de manutenção, que apresenta uma série de peculiaridades que devem ser acompanhadas por um profissional responsável. O paciente deve manter os hábitos alimentares saudáveis aprendidos durante a dieta, deve manter a prática diária de exercícios físicos e o acompanhamento médico e nutricional periódico. É nesta etapa que o médico fará a reintrodução dos alimentos de acordo com as necessidades de cada paciente.

12 - Existem alimentos que realmente ajudam a emagrecer, como o abacaxi e o limão? Você recomendaria outros?

O importante no emagrecimento é seguir algum programa dietético sério com base em evidências científicas prévias que auxiliam no processo de emagrecimento.

13 - Gelatina deixa a pele mais firme ou isso é mito?

Gelatina, assim como todas as outras fontes protéicas que podem ser ingeridas sem restrição em dietas como a proteíca, são fontes de colágeno. Mas dizer que deixa a pele mais firme é um exagero.

14 - Colágeno é um bom complemento durante uma dieta?

As melhores fontes de colágeno são as proteínas. Se ele pode ser obtido na própria dieta (através de um bife, por exemplo), não existe necessidade de suplemento.

15 - Como manter o intestino funcionando bem durante a dieta?

O indivíduo deve manter a ingestão de fibras, presentes nos vegetais, nas frutas e em alguns tipos de grãos, associando o uso de semente de linhaça, germe de trigo, oleoginosas como nozes, avelãs, castanhas e macadâmia. É sempre importante lembrar, também, que um boa ingestão diária de líquidos é fundamental para o funcionamento regular do intestino.


Para acessar a reportagem completa acesse:
 http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/diario-dieta-verao-reporter-veja-rio-fernanda-thedim-729878.shtml?

É só copiar e colar no seu navegador.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sedentarismo inconsciente!!!!

Olá Pessoal!

Eu que sempre me considerei uma pessoa fisicamente ativa cheia de fôlego venho trazer uma reflexão que me foi despertada pela minha filha, certo dia eu estava deitada assistindo tv e pedi a ela que estava no quintal para pegar alguma coisa para mim que estava no quarto ao lado, ela pegou o objeto e me disse: "pô mãe levanta e pega né, você estava mais perto do que eu.". Foi ai que minha ficha caiu...quantas vezes eu já fiz isso??? O pior é que descobri depois disso que não era somente ela que pegava as coisas pra mim, eu esperava meu marido levantar para pedir água e outra coisa que eu queria, mas estava com preguiça de levantar, sem contar que eu sou professora e que normalmente peço meus alunos para pegar alguma coisa pra mim. 

Dai veio a reflexão: É por isso que as pessoas engordam depois que casam, e depois que tem filhos engordam muito mais, não só por causa da gravidez, pra vocês terem uma ideia eu engordei mais depois que minha filha começou a andar do que em toda a minha gestação, ou seja depois que ela passou a pegar as coisas pra mim, que vergonha!!!!

Sabemos que atividade física ajuda no emagrecimento, mas contamos que atividade física seja apenas a feita na academia ou na caminhada antes ou após o trabalho, e a atividade física diária que fazemos ou que alguém faz por nós???? Isso não conta???? Claro que conta, tanto conta que muita gente assim como eu engordou muito mais depois que os filhos cresceram do que na gravidez!!!!


Então pessoal vamos levantar o bumbum das cadeiras, sofás e camas e parar de pedir as pessoas que façam alguma coisa por nós, que poderíamos levantar e fazer, se  você trabalha em escritório, levante e pegue você mesmo o copo de água ou o cafezinho, se você é dona de casa ou aquele pai cansado que chegou do trabalho, levante e pegue você as coisas que caíram em baixo da cama, não fique em frente ao computador ou a tv pedindo para as pessoas pegarem as coisas que você deseja, levante e pegue você, mesmo que a pessoa esteja mais perto do bendito objeto! Caso contrário você será a figura daquela foto clássica do cara em frente a tv com uma barriga imensa e da senhora sentada na varanda muito gorda, vendo a vida passar!


Depois que passei a perceber essa minha atitude, isso faz mais ou menos uma semana, confesso que não é nada fácil, ainda me pego pedindo as coisas a ela, mas assim que percebo eu mesmo me levanto e pego e vou dizer uma coisa pra vocês, nunca caminhei tanto dentro de casa como agora, espero que esse esforço físico extra, que não deveria ser extra contribua para o meu emagrecimento! : D

Fica ai a carapuça!!!!! Eu já vesti, será que serve em mais alguém???? Quem se habilita?????

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Conquistas alcançadas em 2012!

Olá Pessoal!

Embora eu não tenha chegado aos 70 quilos em 2012 e até ter recuperado alguns quilos do peso eliminado tenho que admitir e porque não comemorar algumas conquistas que alcancei em relação a dieta neste ano que se findou.

As vezes focamos tanto naquilo que não conseguimos ou que perdemos, que esquecemos que obtivemos vitórias e conquistas e que são muito mais importantes do que nossos fracassos momentâneos, tenho certeza que todos vocês, mesmo os que não atingiram suas metas, em 2012 obtiveram sucesso em algumas coisas.

Neste ano de 2012 eu obtive várias realizações pessoais e profissionais que não vem ao caso aqui no blog, mas em relação a minha alimentação eu consegui sucesso em algumas coisas:


  • Bebo café com adoçante (em todo esse tempo que faço dietas, essa foi a única vez que consegui isso, antes eu usava adoçante no suco e em outras comidas ou bebidas, mas no café eu não suportava, contudo esse ano eu descobri que é possível e que tudo na vida é uma questão de hábito, hoje até acho o café adoçado com açúcar extremamente doce e percebo que sinto muito mais gosto de açúcar do que de café.)  
  • Aprendi a comer salada sem arroz (sempre que eu lia em algum lugar as celebridades dizendo que comem a carne com uma salada e só, eu dizia: como é possível! Descobrir que como o café com adoçante é possível sim!)
  • Descobrir que alguns legumes que eu odiava quando criança merecem uma nova chance depois que nos tornamos adultos, o paladar da criança é muito mais apurado que o nosso por isso quando éramos crianças as verduras e alguns legumes amargavam tanto, rsrsrs, descobri que berinjela não é ruim mais, rsrsrrs e maxixe também não, aliás são aliados ótimos para qualquer dieta.
  • Bebo muito mais água (aprendi a me  hidratar durante todo o dia, e sabemos quão bom é isso para a nossa saúde).


Bom pessoal, essas são as conquistas que o ano de 2012 trouxe para a minha vida de dieta, sei que todos você obtiveram alguma mudança de atitude, e ai quais as mudanças alimentares que vocês aprenderam?